terça-feira, 2 de junho de 2015

Europa Aumenta Dependência Energética Da Rússia






Vou novamente focar duas situações já faladas por aqui. A questão das sanções à Rússia e a questão da diminuição da dependência energética vinda da Rússia.

Este artigo pretende demonstrar que se está a passar exactamente o contrário do que se fala, do que se pretende.

A Europa tem vindo a dizer que tem como objectivo a diversificação de fornecedores e a diminuição da sua dependência da Rússia. Este objectivo tornou-se mais importante, dada a situação da Ucrânia.

Além disso, temos a questão das sanções, onde se pretende infligir economicamente o país pelas suas opções políticas.

O problema é que a Europa, é um grande consumidor energético, mas esgotado. A Europa  produz cada vez menos energia e as suas necessidades de importação aumentam. Daí o grande problema que se criou ao entrar em rota de colisão com o seu maior fornecedor. Certos países resolvem o problema à sua maneira, ou seja, renovam contratos com a Rússia, dando como prioridade o interesse nacional em detrimento das políticas europeias/nacionais para com a Rússia.

Mais um país resolveu dar uma "ajuda" à Gazprom e aumentou a sua importação de gás. Neste caso o Reino Unido. O novo acordo com a Centrica, aumenta a importação de gás russo em 70%.

De realçar as declarações do grupo:

Gas imports from Russia's Gazprom giant to soar after new Centrica deal 

...Last month, Centrica’s senior managers warned at the group’s annual general meeting that Europe will remain dependent on Russian gas for years to come, and dismissed suggestions that the EU can replace it with other sources as “unrealistic”.

“You can’t switch that [amount of gas] off easily without huge consequences. There is no way the United States can supply that volume of liquefied natural gas to replace it,” said the group’s chief executive, Iain Conn.


Russia has been a “reliable supplier of gas all the way through the Cold War”, and it needed European demand too, he added...


A Europa está a fazer um jogo muito perigoso com o seu maior fornecedor. Com o consumo continuamente a aumentar, a produção diminuir e empurrando a Rússia para a China, dentro de poucos anos, vamos estar dependente de muita gente. Se calhar bem pior do que os russos.

4 comentários:

  1. PortugueseMan,

    Sem querer te explorar, mas você poderia escrever um artigo sobre as perspectivas energéticas entre Rússia e Ásia? Afinal, você acaba de dizer que a Europa é dependente da Rússia; mas e o outro lado da moeda, a Rússia é dependente da Europa ou pode no futuro conseguir diversificar seus clientes?
    Na minha opinião, os únicos imunes à chantagem a americana são China e Índia. Mas a China costuma comprar gás barato do Turcomenistão e a Índia tem o problema do pipeline ser caro e passar por lugar instáveis. A Coréia do Sul talvez seja imune aos EUA, pois ela tem ultimamente tido uma política parcialmente independente e se aproximado demais da China. Mas, se não me engano, o pipeline passaria pela Coréia do Norte. O Japão já demonstrou interesse, mas basta um telefonema de Washington....

    ResponderEliminar
  2. Caro BrazilianMan,

    O potencial existente entre a Rússia e a Ásia em termos energético é enorme. A Rússia está a fazer grandes investimentos, de modo a aumentar as ligações a vários países asiáticos. E não só.

    Eu tenho um artigo meio pensado que foca isto. Quando o vou acabar é que não sei, tem dias que é mais fácil dedicar a isto, tem outros que o tempo não chega. E tenho andado bastante focado com a questão ucraniana que está a alterar o panorama nas relações UE-Rússia a vários níveis. Infelizmente na minha opinião.

    Existe dependência da Europa e sim, pode diversificar (e está a fazê-lo).

    Um dos pontos que pretendo focar no futuro é o gás LNG. A Rússia está a investir fortemente neste sector, que irá permitir uma agilização sobre a escolha de futuros clientes.

    ResponderEliminar
  3. Ora, aqui está a diversificação dos fornecedores de gás para a Europa...
    e, provavelmente, a razão porque a Alemanha (EU), fez pressão para inviabilizar o South Stream:

    "Russia to Build New Gas Pipeline to Germany"
    http://sputniknews.com/business/20150618/1023523575.html

    ResponderEliminar