domingo, 7 de setembro de 2014

Mar (Russo) Negro II


Este artigo é o seguimento de um outro que fiz em Abril Mar (Russo) Negro, passou meio ano e estamos numa boa altura para verificarmos os avanços que estão a ser feitos.
 
Como tinha indicado na altura, o panorama do Mar Negro está a mudar, a Rússia tem novos territórios e pretende infestar o mar com novos submarinos (e não só), actualmente tem apenas um, mas a coisa está a mudar e este artigo pretende mostrar isso mesmo.


O panorama que se está a formar
 


Em Agosto temos o começo da alteração do cenário, com a passagem ao activo do primeiro submarino e o lançamento à àgua do 3º de uma série de 6. Os prazos parecem estar a ser cumpridos, com a indicação de que até ao final do ano vai dar início à construção dos 2 últimos.
 
De notar que os 3 primeiros submarinos, começaram a ser construidos, em 2010, 2011, 2012 respectivamente. Portanto, para o primeiro, passaram 4 anos. Mas, vale a pena reparar nisto, o 4º submarino começou a ser construido neste Fevereiro, e a indicação é que em Outubro começam os outros dois, ou seja, os restantes 3 submarinos, começam a construção em 2014 e é para estar tudo pronto em 2016. 3 submarinos em plena crise ucraniana e no meio de sanções, a Rússia não está a abrandar em nenhum projecto, além dos gastos acrescidos agora com a Crimeia.

Novorossiysk, entrada em serviço em 22 de Agosto de 2014, o 2º da série está para entrar em serviço até ao final deste ano
 
 
"The Project 636.3 submarines are an improved version of the 'Kilo' class, featuring uprated diesels, a propulsion motor rotating at half the speed (250 rpm), higher standards of noise reduction and an automated combat information system capable of providing simultaneous fire-control data on five targets."

Stary Oskol, lançado à àgua em 28 de Agosto de 2014
 
Ou seja, tudo aponta que para o inicio de 2015, o Mar Negro terá uma nova realidade, várias novas embarcações russas estarão no activo e isto terá impacto nas visitas de embarcações da NATO à Ucrânia e Geórgia.
 
Neste momento, temos 4 embarcações da NATO que entraram ontem no Mar Negro para exercícios com a Ucrânia, e já existe mais um cuidado a ter, anda por ali um novo submarino.
 
"...
The Arleigh Burke class guided-missile destroyer USS Ross and French frigate Commandant Birot were expected to enter Black Sea waters on September 3, with Spanish and Canadian frigates to follow on September 6.
 
Under the Montreux Convention, naval vessels of countries that do not border the Black Sea may remain in its waters no more than 21 days – a matter that has been the subject of complaints by Russia of late, with Moscow alleging that some Nato vessels have breached this agreement..."
 
A partir deste ano as embarcações da NATO vão sentir-se cada vez mais desconfortáveis nas suas curtas visitas ao Mar Negro. Agora a Crimeia é russa e no mar está uma alcateia cada vez maior à espreita...
 
P.S.:
Apenas estou a focar os submarinos, mas o investimento naval no Mar Negro é bem mais ambicioso, a realidade para 2016, são 6 submarinos e 6 fragatas, uma destas também para entrar no activo ainda este ano. Ou seja o desconforto das forças navais da NATO nesta zona vai aumentar exponencialmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário